coronavírus

UFSM entrega primeiros respiradores recuperados em projeto

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: José Abilio Lima de Freitas

Os primeiros 10 respiradores recuperados por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) já foram entregues. Até agora, 28 equipamentos estragados ou em desuso foram entregues para que os voluntários possam consertar. 

Dos 40 casos confirmados em Santa Maria, 12 são de profissionais da saúde

Do total, três já foram entregues para a Associação Cultural Recreativa e Beneficente São Marcos, de Sobradinho. Outros cinco, ainda, serão enviados para São Gabriel, outro será disponibilizado para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Seberi e dois devem ficar em Santa Maria, no Hospital da Brigada e no Samu. Os demais equipamentos estão no laboratório aguardando peças dos fornecedores.

Segundo José Abilio Lima de Freitas, professor do Colégio Técnico Industrial (Ctism) da UFSM e integrante do projeto, a aquisição de peças para a manutenção dos ventiladores pulmonares é realizada por meio de doações. No entanto, o grande problema, no momento, que acarreta uma pequena demora na entrega dos aparelhos, se dá dá por conta da falta de peças de reposição no mercado:

Terceira etapa de pesquisa aplicará mais 500 testes rápidos em Santa Maria

- Nós iniciamos do zero, não tínhamos peça de reposição. Por exemplo, os que vieram da região de Frederico Westphalen, ainda estamos aguardando as peças. E também temos a questão do aprendizado para mexer nesse tipo de equipamento, nosso pessoal já tem boa prática da eletrônica e agora está recebendo orientação e treinamento para tratar dos respiradores - explica o professor.

Atualmente, o projeto conta com 30 voluntários envolvidos, que trabalham em três frentes: logística, compras e técnica. Esta última é realizada presencialmente no laboratório da escola técnica, dividida em dois turnos de trabalho. Os voluntários são docentes, técnicos administrativos e alunos, todos do Centro de Tecnologia, Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) e reitoria.

*Com informações da assessoria de imprensa da UFSM

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Campanha de vacinação será aberta para mais grupos a partir de segunda-feira

Próximo

Região Central recebe seis cubanos para atuar no programa Mais Médicos

Saúde